Marca do Simpósio

WEBINAR


GEOfood: uma experiência extremamente saborosa em Geoparques Mundiais da UNESCO

GEOfood no Geopark Naturtejo - Geoparque Mundial da UNESCO


Marca GEOfood

A GEOfood é uma marca internacional para a alimentação com referência tradicional em Geoparques Mundiais da UNESCO. Pretende promover a relação entre a geodiversidade dos Geoparques Mundiais da UNESCO e as comunidades locais, através do incentivo a uma alimentação local, de qualidade e sustentável.


A GEOfood e o Desenvolvimento Sustentável

A marca GEOfood apareceu para dar resposta aos desafios globais que a agricultura enfrenta, através dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades, nomeadamente pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). A adopção da marca em Geoparques Mundiais da UNESCO pode contribuir em vários aspectos para atingir muitos dos ODS. Consulte o Manifesto GEOfood (www.geofood.no/) para conhecer melhor a filosofia que está por trás do conceito.


Objetivos da GEOfood

A GEOfood pretende promover práticas de agricultura e de produção alimentares sustentáveis. Pretende também aumentar a consciência de todos sobre a importância dos solos e do uso racional dos recursos hídricos, da geodiversidade, das paisagens, de todo o património natural e cultural nos Geoparques Mundiais da UNESCO. A marca proporciona também uma oportunidade para a promoção de experiências turísticas autênticas num território distinguido como destino turístico sustentável e promotor de saúde e bem-estar


Mais especificamente, a GEOfood pretende:

- aumentar a consciencialização sobre a relação entre as matérias-primas dos produtos alimentares, o território e o seu património geológico, estabelecendo a ligação entre a alimentação e a tradição cultural local.
- fortalecer a educação alimentar, valorizando os produtos alimentares km zero e o uso responsável dos recursos.


Certificação GEOfood

A marca GEOfood é coordenada pelo Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO, na Noruega. O Geopark Naturtejo coordena os parceiros no seu território, em articulação com o Geopark Magma e os restantes membros.
No Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, a marca GEOfood certifica pequenas e médias empresas locais, de acordo com os critérios e requisitos estabelecidos para os Geoprodutos do Geopark Naturtejo, em linha com aqueles estabelecidas pela GEOfood, sendo premissas essenciais que:
- a empresa esteja sediada no território do Geopark Naturtejo - Geopark Mundial da UNESCO;
- as matérias-primas sejam maioritariamente provenientes do Geopark Naturtejo, sempre que possível;
- a produção seja feita dentro do território do Geopark Naturtejo, privilegiando técnicas tradicionais, preservando e valorizando o património imaterial da região.

Os parceiros GEOfood deverão demonstrar que seguem os seguintes padrões:
- fomentar os valores da economia circular, alimentos km zero e zero desperdício;
- não usar pesticidas químicos de síntese ou outras fontes tóxicas;
- usar responsavelmente os recursos hídricos e pedológicos;
- ter um sistema eficaz de reciclagem de resíduos;
- cumprir o respeito pelos direitos dos trabalhadores durante todo o processo de produção.

A marca GEOfood pretende criar uma rede de parceiros em vários países, no âmbito dos Geoparques Mundiais da UNESCO, sob a missão comum de influenciar as políticas locais, regionais e nacionais para um sistema alimentar inovador e de planeamento territorial que possa fortalecer as ligações urbano-rural. Acreditamos que os territórios dos geoparques têm desempenhado um papel fundamental para ligar espaços rurais e urbanos, trabalhando em conjunto com habitantes e comunidades: a GEOfood pretende apoiar os territórios para reforçar esta ligação, fornecendo-lhes uma ferramenta para fortalecer a economia local.

O pedido de adesão deve ser endereçado ao Geopark Naturtejo, através do seu email geral@naturtejo.com.